Antiga Matriz

A antiga Igreja Matriz de Vila de Rei, também conhecida como Igreja de Santa Maria, terá sido provavelmente sido construída durante os tempos da Rainha Santa Isabel, nos seculos XII e XIV, sendo mais alta e artística que actualmente.

No outono de 1807 foi profanada pelos soldados de Napoleão durante as invasões francesas, para além de diversos vandalismos, foi também transformada em cavalariça e, por fim, incendiada.

A sua restauração teve de ser feita de forma rápida, pois Vila de Rei não possuía outra igreja com capacidade para assegurar todas as necessidades da freguesia. Assim sendo, os altares, que outrora seriam de talha dourada, ficaram mais simples e o tecto assente apenas nas colunas que ainda hoje lá se encontram, ficando muito mais baixa do que anteriormente.

No ano de 1899 foram feitas obras na igreja, datando de então a actual porta principal. Vinte anos mais tarde foram reparados os altares. As últimas obras de restauro, que incluíram a mudança do telhado, limpezas interiores e exteriores e pintura, foram realizadas em 1992, dando à igreja o aspecto que hoje lhe conhecemos.

 Coordenadas

  • 39º37’33.14”N
  • 08º8’56.58”W   

Informação retirada do Roteiro de Turismo de Vila de Rei.