Heráldica da Freguesia

BRASÃO E ARMAS

Registados na Direcção-Geral das Autarquias Locais desde 2005, só em 2009 é que se concretizou definitivamente o direito ao uso dos símbolos heráldicos da freguesia de Vila de Rei que agora se apresentam.

O escudo de prata é sobrepujado por uma Coroa mural igualmente em prata de três torres. No mesmo, encontram-se apostos o marco geodésico no topo de um cômoro que tem na sua base burelas ondadas.
No listel a branco, a inscrição a negro que diz "FREGUESIA DE VILA DE REI".

O Marco Geodésico, representa o picoto que se encontra no cimo da Serra da Milriça e que identifica a localização da freguesia, no centro do país. O Cômoro, representa a Serra da Milriça e a sua beleza natural, na qual se dispõem as Pepitas, simbolizando a extracção de ouro, uma das actividades que em tempos ocupou uma parte da população local.  Por fim, as Burelas Ondadas, representando as ribeiras que banham a freguesia, fertilizando os seus terrenos, e o rio Zêzere que lhe fica próximo.

 

BANDEIRA

Azul. Cordões e borlas a azul e branco. Haste e lança douradas.
A prata indicada para o campo das armas é o metal que heraldicamente denota pureza, integridade, firmeza e obediência.
O azul em heráldica significa zelo, lealdade, caridade, justiça, beleza e boa reputação, características que tão bem, têm definido os vilarregenses através dos tempos.