Erro
  • JFolder: :ficheiros: caminho não é uma pasta. Caminho: /home/jfvilade/public_html/images/Agua Formosa Inauguracao
Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/Agua Formosa Inauguracao
Junta de Freguesia

Junta de Freguesia

Realizou-se no passado dia 11 de novembro o tradicional Magusto da Freguesia de Vila de Rei. Com início marcado para a 15 horas, este evento que ser realizou no armazém da freguesia, acolheu cerca de 300 Vilarregenses em alegre convívio, entre uma castanha, uma bebida, uma bela sopa da pedra, canja de galinha, uns doces e uma conversa entre amigos.

Salienta-se a participação dos novos os membros da Junta e da Assembleia de Freguesia, bem patente na presença junto de todos os participantes, e na estreita relação com os colaboradores da freguesia mobilizados na preparação deste evento, num bom momento de união e saudável convivência entre todos.

terça, 09 janeiro 2018 14:57

Tomada de Posse

Tomaram posse no dia 23 de outubro de 2017 em resultado das eleições autárquicas os novos membros de Junta e Assembleia de Freguesia.

Ficou constituída a Junta de Freguesia sendo Sr. Sérgio Manuel Mateus Francisco, Presidente, o Sr. Luís Fernando Martins da Silva, Secretário e a Sra. Maria Isabel Nunes Mendes como Tesoureira.

Na Assembleia de Freguesia de Vila de Rei ficou o Sr. José Alberto Luís da Silva como Presidente, a Sra. Cláudia Cristina Lopes Antunes como 1º Secretária, a Sra. Maria Natália Lourenço Dias como 2º Secretária e os restantes membros o Sr. António Marques da Silva, Sr. António André Vicente, Sr. José Alves Dias, Sr. Carlos Manuel Meneses Garcia, Sr. Luís Miguel Aparício Branco e a Sra. Tânia Sofia Mendes Lucas.

segunda, 23 novembro 2015 10:15

Magusto da Freguesia

Realizou-se no passado dia 14 de novembro de 2015 o já tradicional Magusto da Freguesia de Vila de Rei.

O evento promovido pela Junta de Freguesia, contou com a presença amiga de muitos Vilarregenses, em ameno convívio e confraternização.

Numa tarde soalheira de sábado e apesar do tempo convidar aos trabalhos sazonais do campo, mais tarde ou mais cedo foram muitos os que marcaram presença ao convite da Junta de Freguesia para saborear uma castanha, uma febra grelhada ou um bolinho doce, bem acompanhados por uma bebida a condizer.

Foi uma tarde agradável que se prolongou até tarde, entre uma conversa, um copo ou um pequeno petisco.

Mais uma vez para lá da sempre presença dos membros da Junta de Freguesia, os funcionários colaboraram exemplarmente nos trabalhos de preparação do magusto.

 

No passado dia 4 de julho de 2015 foi inaugurada a “Loja Aldeias do Xisto” em Água Formosa. O evento contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia João Bernardino, do Vice-presidente da Câmara Municipal Paulo César Luís. Também presente e em representação das Aldeias do Xisto, Rui Simão, bem como da presença do restante executivo da Junta, José Carlos Lopes, Lina Rechena, alguns membros da Assembleia de Freguesia e os muitos vilarregenses que se deslocaram à aldeia.

No seu discurso o Presidente salientou a importância da abertura da “Loja Aldeias do Xisto” de Água Formosa enquanto referência para o desenvolvimento do turismo local. Reconhecendo a dureza dos trabalhos realizados naquela obra, agradeceu aos trabalhadores da freguesia e aos moradores pelo esforço realizado.

Após o ato solene da inauguração, que contou com a presença da Rádio Condestável, os presentes foram convidados a assistir a um espetáculo de fado de Coimbra pelo grupo “Fado ao Centro”, e à atuação do grupo vilarregense “A Bela Serrana”. A tarde continuou animada com  a degustação de produtos regionais, com destaque para o pão cozido no forno comunitário local e com animação musical do “Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei”.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Vila de Rei é a primeira etapa do projeto de reconstrução da casa em Água Formosa, e visa dotar aquela Aldeia do Xisto de infraestruturas para o desenvolvimento sustentável do turismo no concelho e nas Aldeias do Xisto.

 

A “Loja Aldeias do Xisto” de Água Formosa poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00 horas.

 

 {gallery}Agua Formosa Inauguracao{/gallery}

segunda, 11 agosto 2014 08:16

Forno Comunitário na Água Formosa

Promotor
Associação Fazedores da Mudança e Junta de Freguesia de Vila de Rei.

Agradecimentos
A reconstrução do Forno Comunitário e a sua disponibilização à comunidade só foi possivel graças ao Sr. Pedro Martins da Eira Velha, aos habitantes da aldeia e às pessoas que, no Círculo da Dádiva, se disponibilizaram para partilhar os seus DONS e os recursos materiais necessários para a reconstrução do Forno Comunitário.

Quem pode usar o Forno Comunitário?
O Forno Comunitário disponibilizado para a confecção de pão e bolos, pode ser usado por qualquer pessoa que habite ou visite a aldeia da Água Formosa.

Os utensilios necessários existem junto ao Forno e só precisa de levar um punhado de lenha necessário para aquecer o Forno e os ingredientes necessários para o pão.

Se nos quiser contactar, disponha.

 

Descrição

Partindo de um Forno antigo que estava em ruínas na aldeia da Água Formosa, pretendeu-se mostrar que a falta de dinheiro não pode ser impedimento para se Fazer o que precisa de ser feito, pois os recursos existem na comunidade e podem ser partilhados.  Foi assim que, através do Círculo da Dádiva, se reconstruiu o forno, disponibilizando-o para o uso da comunidade local e das escolas, associações e outras estruturas organizativas, formais e não formais, no âmbito da iniciativa a Escola vai à Aldeia.

segunda, 11 agosto 2014 08:09

A Escola vai à Aldeia

Promotor
Junta de Freguesia de Vila de Rei e Associação Fazedores da Mudança

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e Biblioteca Municipal de Vila de Rei, entre outros que venham a ser envolvidos.

Participantes
1ª fase - Crianças e Jovens do concelho de Vila de Rei
2ª fase - Crianças e Jovens do distrito e do país

Descrição

Através de um Programa de Visita à Aldeia, assente no contacto directo com as pessoas que nela habitam e de um Jogo Lúdico-Pedagógico, pretende-se que os participantes passem uma manhã animada na aldeia, aprendendo a fazer pão, brincando às descobertas e explorando a natureza envolvente. No final, prova-se o pão confeccionado, realiza-se a avaliação da iniciativa e oferece-se o pão antes de regressarem à Escola.

 

Principais Objectivos

Para a Aldeia e suas Gentes:

- A valorização das gentes da Aldeia da Água Formosa e dos seus saberes.
- Contribuir para a redução dos níveis de solidão e isolamento dos idosos da aldeia, favorecendo a comunicação intergeracional e o estreitamento de laços de solidariedade.
- Contribuir para o reforço da Marca Aldeias do Xisto e promoção de Vila de Rei.

Para os Participantes:

- Aprender a fazer pão em forno de barro e sob o signo da dádiva, oferecê-lo aos habitantes da aldeia e outras pessoas;
- Conhecer a história da aldeia do xisto e contactar com os seus habitantes;
- Sensibilizar para a importância da preservação do ambiente e da acção de cada um para a construção de um Mundo Melhor para todos.

Promotor
Junta de Freguesia de Vila de Rei e Associação Fazedores da Mudança

Parceiros
Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e Biblioteca Municipal de Vila de Rei, entre outros que venham a ser envolvidos.

Participantes
Crianças , Jovens, Idosos institucionalizados e idosos, em geral, que queiram partilhar as suas histórias.

Descrição

Inserido num projecto mais alargado de recolha, valorização e divulgação dos saberes das Gentes de Vila de Rei e da Água Formosa em particular, pretende-se através deste, envolver, em particular, os mais novos na recolha e sistematização das lendas e histórias que ainda se encontram vivas por aqueles que de certa forma se apresentam como guardiões de um conhecimento e sabedoria, que vem sendo transmitido ao longo das várias gerações de vilarregenses.

As histórias e as lendas são sobre os Lugares e as Gentes de Vila de Rei que serão depois disponibilizadas no website da Junta de Freguesia.

No caso de existirem histórias das demais freguesias do concelho, esforços serão desenvolvidos no sentido das mesmas poderem ser divulgadas.

Principais Objectivos

- Contribuir para a valorização e divulgação do conhecimento proveniente da tradição oral, neste caso, através da disponibilização das mesmas no site da Junta de Freguesia de Vila de Rei;

- Reforçar a comunicação intergeracional e valorizar os mais idosos como guardiões de um conhecimento e sabedoria que importa recolher;

- Criar condições que favoreçam a construção do website da freguesia de Vila de Rei com a participação de todos os cidadãos da freguesia.

terça, 15 julho 2014 10:22

Limpezas

A Junta prossegue com a limpeza das ruas nas povoações e nas bermas das estradas, sendo que, tivemos de recorrer a empresas especializadas para a execução do trabalho com rigor e o mais rápido possível.

terça, 15 julho 2014 10:18

Obras

Continuamos com as obras de recuperação dos fontanários, melhoramentos WC, cruzeiros e rotundas. Desta vez calhou aos lugares do Penedo e Milreu.

A seguir teremos as obras de melhoria dos espaços onde assentam os contentores do lixo e ecopontos.

terça, 15 julho 2014 09:50

Freguesia tem Telefone Público

Na Sede da Freguesia, no exterior existe um posto (telefone público) colocado nos termos da lei vigor.

Agora já pode:
   a) fazer as suas chamadas telefónicas locais, nacionais e internacionais;
   b) fazer chamadas gratuitas para os vários sistemas de emergência, através do número único de emergência europeu «112» ou outros números de emergência e de socorro definidos no Plano Nacional de Numeração, sem a necessidade de moedas, cartões ou outros meios de pagamento;
   c) aceder a um serviço completo de informações de listas, nos termos definidos na alínea c) do n.º1 do artigo 89.º da mesma Lei.

Pág. 1 de 2
09 janeiro, 2018 1613

Magusto 2017 da Junta de Freguesia de Vila de Rei

by Junta de Freguesia
Realizou-se no passado dia 11 de novembro o tradicional Magusto da Freguesia de Vila de Rei. Com início marcado para a 15 horas, este evento que ser realizou no armazém da freguesia, acolheu cerca de 300 Vilarregenses em alegre convívio, entre uma castanha,…
09 janeiro, 2018 1755

Tomada de Posse

by Junta de Freguesia
Tomaram posse no dia 23 de outubro de 2017 em resultado das eleições autárquicas os novos membros de Junta e Assembleia de Freguesia. Ficou constituída a Junta de Freguesia sendo Sr. Sérgio Manuel Mateus Francisco, Presidente, o Sr. Luís Fernando Martins da…
23 Nov., 2015 3494

Magusto da Freguesia

by Junta de Freguesia
Realizou-se no passado dia 14 de novembro de 2015 o já tradicional Magusto da Freguesia…
08 Jul., 2015 4454

Inauguração Loja Aldeias do Xisto - Água Formosa

by Junta de Freguesia
No passado dia 4 de julho de 2015 foi inaugurada a “Loja Aldeias do Xisto” em Água…
15 Jul., 2014 3852

Limpezas

by Junta de Freguesia
A Junta prossegue com a limpeza das ruas nas povoações e nas bermas das estradas, sendo…
15 Jul., 2014 3854

Obras

by Junta de Freguesia
Continuamos com as obras de recuperação dos fontanários, melhoramentos WC, cruzeiros e…
15 Jul., 2014 3864

Freguesia tem Telefone Público

by Junta de Freguesia
Na Sede da Freguesia, no exterior existe um posto (telefone público) colocado nos termos…
Tomada de Posse
28 Out., 2013 4205

Instalação dos Órgãos de Freguesia

by Junta de Freguesia
No passado dia 18 de Outubro, pelas 19:00, em cerimónia pública nas instalações da Junta…
28 Ago., 2013 4554

Lendas e Histórias da Nossa Gente: Conhecer para Divulgar

by Junta de Freguesia
Inserido num programa alargado de recolha, valorização e divulgação dos saberes das…
27 Ago., 2013 4658

Junta de Freguesia Vila de Rei tem novo WebSite

by Junta de Freguesia
A Junta de Freguesia de Vila de Rei irá lançar no próximo dia 2 de Setembro, o novo…
27 Ago., 2013 4107

Remodelação e melhoramento das casas de banho na sede da freguesia

by Junta de Freguesia
A Junta de Freguesia de Vila de Rei começou com as obras de remodelação nas casas de…